Bigode do Leôncio

Leôncio, essa personagem pitoresca e mal-humarada, transmutou pelo fogo a alegria e pegou junto a subversão do nosso anti-herói favorito da infância: pica-pau. Nessa sexta, 21, acompanhei o ensaio-cortejo do bloco @bigodedoleoncio pela Gamboa, praça da Harmonia.


Clique nas fotos para melhorar visualizá-las

Tal qual o bloco Zona do Mangue, a relação com a comunidade também se deu como uma das principais características do Bigode. Não apenas porque moradores estavam em suas casas a acompanhar a passagem do bloco no tradicional circuito eternizado pelo Prata Preta, mas também porque muitos dos músicos e idealizadores vivem e moram na Gamboa.

Reza a mitologia que Prometeu, um titã, filho de Urano, roubou o fogo dos deuses e o ofereceu aos humanos. Com isso, nos deu o faber da arte, a abastração material do mundo e do espírito. A mágica passou a ser ofício do sagrado e dali tudo o que temos hoje foi iniciado.

De todas as linguagens, a música, talvez, seja a mais universal e intransigente. Fora o vácuo, não há como não ouvir. Até aqueles que não possuem esse sentido, escutam e sentem a vibração. O som é matéria e ele contagia a nossa relação com a vida, impulsionando os corpos e por eles sendo moldado.

Ao juntar o moldar o mundo com o estar no território, o Bigode do Leôncio entendeu que o caminho não é só acaso e vazio. No para-e-corre que aquece os sorrisos de criança solta correndo nas ruas, houve tempo e espaço para plantar a esperança. Durante o cortejo, em frente à casa de dois agitadores culturais do bairro, o cortejo parou para plantar uma árvore no asfalto, pois é dele também que nasce a tragédia e é nele que temos que fiar nossa arte para transformar a porra-toda e crescer um novo mundo.

E da impossibilidade da esperança, sempre irá nascer, no lodo da vida e do fogo da lira, a flor da utopia de uma sociedade que supere o capitalismo e possa, como o carnaval, se organizar para a alegria.


Fiat Lux!


Fotos feitas com a lente Canon .50mm
Rio de Janeiro (Gamboa), 21 de fevereiro de 2025
@jotapedeoliveira

Baixe todas as fotos

Deixe um comentário