Loucura Suburbana

Pena que não é loucura, é realidade! @loucurasuburbana, Engenho de Dentro.

A luta antimanicomial é um importante movimento que reúne profissionais da saúde, serviço social, militantes e usuários para a libertação dos corpos e mentes, historicamente, violentados e isolados da sociedade. E o carnaval, com sua alegria e natural subversão, é ferramenta de encontro entre a realidade e a fantasia, permitindo que sãs e insanos possam se misturar e se reconhecer como comuns.

Em 2025, o Loucura Suburbana completou 25 anos de cortejo no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio. É sempre um dos momentos mais incríveis do carnaval carioca e desperta em mim sentimentos diversos para além da folia. Entender que a música e as artes são meios de ressocialização nunca foi difícil, mas ver isso na prática traz uma esperança sincera.

O bloco se concentra no Nise da Silveira, que há tres ou quatro anos não tem mais nenhum “cliente” permanente. Esse foi um passo importante do movimento antimanicomial, conquistado ainda durante o último governo – avesso a qualquer tipo de progressismo e que apostou no confinamento como solução para tudo aquilo que não entende e vê como complexidade, vide as propostas de internação compulsória e o lobby para clínicas evangélicas de reabilitação. O Loucura então sai do Insituto de Saúde e vai em direção à praça Rio Grande do Norte. Na volta do cortejo para o Nise, muita gente fica na dúvida se aproveita e não fica por lá. Afinal, a realidade de cá fora é ainda mais cruel e insana.

Deixe um comentário